3 × cinco =

oito + 2 =

Uma senha sera enviada para seu e-mail

1 × 2 =

HISTÓRIA

A Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha (ASAP), foi fundada em 12 de Agosto de 1992, por um grupo de frequentadores da Prainha após uma das maiores vitórias ambientais da cidade do Rio de Janeiro.

Tudo começou por acaso, em 1989, quando um dos surfistas locais da Prainha, o Carlos EduardoGrande” foi fazer a venda de sua motocicleta para um dos donos de uma grande construtora do Rio. Chegando à empresa o Grande viu uma maquete de de um lindo vale de frente para a praia com um grupo de oito prédios de mais de vinte andares erguidos na região. Intrigado com a similaridade da maquete com o vale da Prainha, o Grande resolveu indagar e descobriu que o local da construção era isso mesmo, a Prainha. O Grande imediatamente desistiu de vender sua moto e bateu em retirada para alertar seus amigos surfistas sobre o planos daquela construtora.

Foi então que começou uma batalha, liderada por surfistas frequentadores da Prainha em prol da preservação dessa área.


O movimento contou com o apoio do então Deputado Alfredo Sirkis do PV (Partido Verde) que além de orientar na criação de uma Associação para lutar pela área da Prainha, criou também, através de uma Lei na Câmara, uma Área de Preservação Ambiental (APA). Paralelo ao trabalho do Deputado, houve também uma enorme mobilização social liderada por surfistas, com diversos protestos na própria Prainha e uma enorme passeata na zona sul, em frente a construtora, então sediada no Leblon.

Os protesto continuaram até que a família proprietária dos terrenos na Prainha decidiu concordar com a permuta de seus terrenos por outras terras no Estado do Rio de Janeiro.

Já organizada e com apoio integral da sociedade a ASAP transformou aquela área em um Parque Ecológico, hoje denominado Parque Natural Municipal da Prainha (PNMP).

 

MISSÃO

A ASAP, tem como missão a PRESERVAÇÃO e MANUTENÇÃO do Parque Natural Municipal da Prainha (PNMP).

prainhaNo quesito PRESERVAÇÃO, a ASAP age como autoridade local de cunho civil na vigilância da praia e do parque contra o vandalismo, a exploração de recursos naturais e contra o uso inadequado da região da APA. Usamos nossa rede de contatos com mais de 5mil seguidores para divulgar tais atividades ilegais e com isso efetivamente preservar a área.

Desde 2011, a Prainha vem cumprindo uma série de critérios ambientais e garantindo assim a renovação da Certificação Internacional “Bandeira Azul”, disponível somente em 3 praias de todo o litoral Brasileiro – e a ASAP tem um papel fundamental na implantação e efetivação do Programa.

 

No quesito MANUTENÇÃO, a Associação promove eventos sociais e esportivos para a educar o público sobre a importância do Parque Natural Municipal da Prainha para a cidade do Rio de Janeiro. Os eventos sociais e esportivos com maior popularidade são os campeonatos de Surfe Master organizados pela ASAP.


prainhaDesde sua criação no início dos anos 90, a ASAP promove um dos Circuitos de Surfe mais tradicionais do Rio de Janeiro, para os atletas com mais de 35 anos de idade, os “Masters”. São diversas etapas espalhadas nas diferentes estações do ano e atraem um público de aproximadamente 1,000 pessoas por dia. Todas as etapas são muito concorridas. As mais de 100 vagas sempre acabam logo na primeira semana de incrições tal o prestígio que é concorrer e vencer na Prainha.

Baixe AQUI o PDF “ESTATUTO ASSOCIAÇÃO DE SURFISTAS E AMIGOS DA PRAINHA”

 

Pular para a barra de ferramentas